Mobirise Web Generator

ALUNOS CASADOS

ALUNOS CASADOS


O IMPV valoriza a presença de alunos casados em seu programa de treinamento. Entendemos que ao entregar um diploma para um aluno casado, nós estamos reconhecendo publicamente que ele e sua esposa são considerados aptos para o ministério. Tal filosofia cria algumas implicações e responsabilidades para todos nós.


1) Propósito

O propósito do Programa de Alunos Casados é promover atividades e orientação que auxiliem no progresso da vida familiar dos alunos e no preparo e motivação para um futuro ministério com famílias.


2) Programa

Em função do nosso propósito, temos um programa diferenciado para os alunos casados, visando trabalhar algumas áreas da vida conjugal e familiar, tais como relacionamento conjugal, criação de filhos e a família no ministério.

Este programa começa logo no processo seletivo. Temos um formulário, um programa e um currículo específicos que envolvem o casal, e não apenas o marido.

A ênfase do programa está na orientação que acontece nos seguintes níveis:


a) Orientação:

i. Orientação do casal – os alunos casados participam de pequenos grupos de orientação e são liderados por um casal missionário do PV-Norte. O missionário encontra-se semanalmente com os homens, e a missionária com as mulheres. Eventualmente, são organizados passeios e outras atividades com todos juntos.

ii. Acompanhamento pessoal – marido: os homens casados são divididos em grupos menores para acompanhamento. Um homem casado da equipe de missionários fica responsável por se reunir semanalmente com este grupo para desenvolver mentoria e discipulado. Também existem encontros individuais com o orientador. Mensalmente, todos os maridos participam do Café dos Homens; o objetivo deste encontro é estabelecer laços de confiança e comunhão entre os participantes e tratar das qualidades necessárias para a vida pessoal e familiar do marido.

iii. Acompanhamento pessoal – esposa: por sua vez, as esposas também estão em grupinhos de discipulado e mentoria com mulheres casadas da equipe para encontros semanais. Esses encontros são em grupos e individualmente. Mensalmente, todas as esposas encontram-se para um tempo especial de encorajamento no Encontro das Mulheres, onde o objetivo é estabelecer laços de confiança e comunhão entre os participantes e tratar das qualidades necessárias para a vida pessoal e familiar da esposa.

iv. Orientação dos pais quanto à criação dos filhos - entendemos que os pais são os principais responsáveis na educação e instrução de seus filhos nos caminhos do Senhor. No entanto, para ajudar e auxiliar o casal neste processo, temos alguns mecanismos (além dos estudos e orientação do casal) para que este propósito seja alcançado. Durante o encontro de mulheres, os maridos são dispensados de outras atividades para que possam ficar exclusivamente com seus filhos. Esta atividade não deve ser delegada à outra pessoa e nem para a esposa, pois ela estará em reunião; este é também um tempo precioso de comunhão do pai com os filhos. Os casais que não têm filhos, terão suas atividades normais com o IMPV. Um grupo de alunos solteiros do IMPV cuidará dos filhos durante as aulas de Família Cristã. Neste período, são contadas histórias missionárias, filmes e outras atividades com as crianças visando promover o conhecimento deles sobre Deus e sua obra. Eventualmente, organizamos passeios e atividades com as famílias e crianças como trilhas na mata, almoço juntos, etc.


b) Curso sobre Família Cristã para o casal.

Este curso faz parte do currículo para os alunos casados e é denominado LAR CRISTÃO. Os alunos casados participam deste curso durante todo o seu tempo no IMPV, e é ministrado no Encontro de Casais às terças-feiras no período da noite.

(1) Aula - normalmente, a cada 15 dias, os alunos casados se reúnem para participar do curso sobre família. Os temas estão relacionados ao cultivo saudável da vida conjugal e a criação de filhos. As aulas acontecem em um dia da semana, das 19h30 às 21h. A presença do casal é obrigatória e vale um crédito por semestre. Durante a aula, há alunos solteiros que cuidam das crianças e têm um cultinho com elas, onde irão ouvir uma história bíblica e ter um tempo de louvor juntos.

(2) Livro - o currículo da matéria Lar Cristão é dividido em três livros didáticos. O currículo é cíclico, portanto, não importa em que momento o aluno inicia o curso. O casal precisa adquirir o livro.

(3) Exercício de aprendizagem - em cada encontro é estabelecido uma atividade de aprofundamento do tema tratado em aula. Além disso, em cada semestre, é requerida uma leitura mínima de 100 páginas de qualquer literatura relacionada à vida conjugal ou familiar. O casal deve apresentar um relatório informando o nome do livro, autor, o número de páginas e três principais contribuições adquiridas a partir da leitura, além de um projeto prático.


c) Cursos para as esposas.

Caso a esposa queira ser aluna de tempo integral, ela deverá participar de todas as atividades do IMPV, sendo dispensada apenas do período do Tarefão e arcar com as despesas conforme descrição dos nossos custos. Esta opção é apenas para esposas que não têm filhos ou que tenham filhos acima de 13 anos de idade. Entendemos que o tempo familiar ficaria muito comprometido caso isto acontecesse. Veja abaixo como os cursos estão divididos:

i. Curso obrigatório para as esposas - todas as esposas devem cursar as disciplinas obrigatórias dentro do currículo do IMPV. A esposa deve cursar o mínimo de uma disciplina por semestre (incluindo todas as tarefas e leituras exigidas na disciplina) além da matéria Lar Cristão. A esposa que permanecer três anos no IMPV deve cursar o mínimo de seis disciplinas. Esclarecemos que não haverá custo adicional na mensalidade para conta destas matérias obrigatórias. Veja abaixo:


Disciplinas obrigatórias para a esposa do aluno casado Créditos

1. Vida Cristã 1 2

2. Métodos de Estudo Bíblico 2

3. Panorama do Antigo Testamento 3

4. Panorama do Novo Testamento 3

5. Aconselhamento Bíblico 3

6. Teologia e Prática do Ministério da Mulher 2

Total de Créditos 15


ii) Curso de Capacitação Ministerial – havendo interesse da esposa, ela poderá fazer o Curso de Capacitação Ministerial no período de três anos, sendo duas matérias por semestre. Para receber o diploma deste curso é necessário cursar e ser aprovadas em todas as disciplinas do curso. Veja quadro abaixo:


Curso de Capacitação Ministerial (CCM)

Disciplinas Obrigatórias Créditos

1. Vida Cristã 1 2

2. Panorama do Antigo Testamento 3

3. Panorama do Novo Testamento 3

4. Métodos de Estudo Bíblico 2

5. Teologia Sistemática 1 3

6. Teologia Sistemática 2 3

7. Aconselhamento Bíblico 3

8. Perspectivas do Movimento Cristão Mundial 3

9. Contextualização e Comunicação Transcultural do Evangelho 2

10. Vida Missionária 2

11. Teologia e Prática do Ministério da Mulher 3

12. Teologia e Prática da Educação Cristã 2

Total de Créditos 32


iii) Matérias Extras: as esposas têm direito a fazerem duas matérias por semestre, além da matéria Lar Cristão. Se optar em não fazer o Curso de Capacitação Ministerial, ela poderá escolher uma matéria (além da obrigatória) de seu interesse, sendo que recebe apenas o registro dos créditos aprovados, e não o diploma.


d) Eventos extras

Além das atividades regulares que visam o acompanhamento dos alunos casados e seu treinamento familiar, o ministério do Programa de Alunos Casados promove três eventos extras por ano.

i. Jantar dos Casais - sempre no mês de junho, devido ao dia dos Namorados, é promovido um jantar para os alunos casados e seus orientadores.

ii. Piquenique da família - no primeiro semestre, um dia é reservado (normalmente um feriado) para que todas as famílias dos alunos casados se reúnam para um dia de piquenique e lazer, ajudando a promover a comunhão entre as famílias.

iii. Retiro de Casais - no segundo semestre, é realizado um retiro com os casais durante um final de semana em algum hotel da região e sem a presença dos filhos. O custo do hotel já está incluso na mensalidade dos casais, sendo necessário apenas o aluno cobrir as despesas com a alimentação durante o retiro. Os pais são autorizados a levarem crianças menores de dois anos e arcam com os custos de hotel e alimentação de quem for cuidar dos bebês durante os estudos.


3) Prioridade familiar.

Além do estudo e do currículo, o IMPV adota uma filosofia que busca oferecer apoio às famílias que participam do seu programa residente. Abaixo seguem algumas orientações importantes:

a) Cremos e ensinamos que o marido é tão responsável quanto à esposa pela educação dos filhos. Por isso, espera-se que ele tenha a esposa e os filhos em mais alta escala de suas prioridades. Isso implica que ele proverá o que sua esposa precisa para participar das aulas obrigatórias do IMPV e das eventuais reuniões das esposas dos alunos casados. Além disso, ele zelará para que sua carga acadêmica não afete estas prioridades. Ele precisa cultivar seu tempo pessoal com Deus, com sua esposa, com seus filhos e com sua família como um todo. O IMPV reserva-se o direito de interferir no programa escolar do aluno caso verifique que suas prioridades familiares estão inadequadas.

b) Filhos em idade escolar - quando o casal tiver filhos em idade escolar, a chegada e saída do campus do IMPV devem ocorrer sempre de forma que os filhos não percam nem um dia de escola.

c) Emprego da esposa - quanto à esposa do aluno, oferecemos algumas diretrizes em relação ao trabalho fora de casa:

i) Enquanto não tem filhos não há restrição, desde que não prejudique seu envolvimento nas atividades destinadas às esposas dos alunos casados (mentoria, Encontro de Mulheres, atividades com os casais, matéria obrigatória e Lar Cristão);

ii) Com filhos em idade pré-escolar. A prioridade aos filhos deve ser observada. Os filhos devem ser cuidados pelos pais e não por babás, avós ou outras pessoas;

iii) Com filhos em idade escolar durante o período em que as crianças estão na escola, havendo necessidade, a esposa poderá trabalhar fora. É preciso lembrar, no entanto, que os filhos têm prioridade bem como o programa de casais do IMPV.

Estas diretrizes não proíbem as esposas de trabalharem fora de casa. A orientação tem como objetivo enfatizar o cumprimento das prioridades de cada membro da família.


4) Moradia

O IMPV oferece as residências destinadas aos alunos casados. Existe a possibilidade de o aluno morar fora do campus do IMPV apenas quando não houver vagas dentro das dependências da escola.

a) Seleção - o IMPV, através do seu setor administrativo, define em qual residência o aluno casado e sua família vão morar. O aluno pode solicitar determinada residência, mas a administração tem a palavra final, seguindo critérios de necessidade da família, ordem de chegada e período de tempo do aluno na escola.

b) Manutenção - todas as moradias são entregues aos alunos pintadas e em perfeito estado de manutenção, como iluminação, tomadas, etc. O aluno é responsável pela manutenção básica da sua casa, como o corte de grama e pequenos concertos. Problemas mais graves devem ser comunicados à administração através de formulário próprio que se encontra no escritório. Qualquer mudança na pintura ou estrutura da casa deverá ter a autorização por parte do Coordenador do Programa de Casais. Havendo problemas na casa em decorrência de mau uso ou falta de manutenção básica o aluno será responsável pelos custos desse concerto.

c) Depósito - um depósito no valor de 50% do salário mínimo vigente deve ser efetuado quando o aluno efetivar sua matrícula. Este valor não é reembolsável e está destinado aos gastos com a manutenção de pintura da casa quando o aluno sair da residência ao terminar o seu curso.

d) Condomínio - há uma taxa mensal de condomínio cobrada a partir da chegada do aluno ao campus até a sua formatura, ininterruptamente. A taxa é fixada de acordo com o salário mínimo do ano anterior ao ano do ingresso do aluno no curso.

e) Energia elétrica - cada residência tem o seu próprio medidor. O aluno casado é responsável em administrar e pagar seu consumo.

f) Os custos das moradias

i) Duplex (cozinha, banheiro e um dormitório): 25% de um salário mínimo. Esta moradia é apenas para alunos sem filhos.

ii) Casa ou apartamento (cozinha, sala, banheiro, varanda e, dependendo da residência, pode ter 1, 2 ou até 3 dormitórios): 50% de um salário mínimo.

iii) Mobília: os alunos são responsáveis em adquirir sua própria mobília e utensílios domésticos. O IMPV não dispõe de nenhuma mobília para empréstimo ou venda.


5) Refeições

No valor da mensalidade do aluno está incluída duas refeições por semana para toda a família. É facultativo ao aluno fazer outras refeições no refeitório do IMPV. As refeições podem ser adquiridas na administração (consulte a tabela de custos para verificar preço). Visando o cuidado da família, solicitamos que o casal faça pelo menos uma refeição diária em sua própria residência.


6) Eventos do IMPV

Todos os membros da família do aluno casado (esposa e filhos) podem participar de alguns eventos do IMPV sem nenhuma taxa adicional (não incluem acampamentos ou outros eventos da PV-Norte). Os eventos que tiverem custo serão avisados com antecedência.


7) Colégio Palavra da Vida

O Colégio Palavra da Vida (CPV) oferece ensino de qualidade desde o nível maternal até o 9º ano. O CPV está localizado na frente do campus do IMPV. Cada filho de aluno do IMPV tem desconto de 30%. No caso de haver mais um irmão estudando, é acrescido mais 10%. Nesse caso o desconto de 10% abrange apenas um filho. Para saber o valor da mensalidade no ano vigente, é preciso entrar em contato diretamente com o CPV pelo telefone (91) 3724-2634. É facultativo ao aluno do IMPV matricular seu filho no CPV. Há em Benevides e região, várias escolas públicas e alguns particulares.